quinta-feira, 5 de abril de 2012

Regularização fundiária e permuta de áreas públicas são objetos de discussão na Câmara Municipal


Com o intuito de garantir mais qualidade de vida aos habitantes de Parauapebas, o legislativo municipal aprovou nesta última terça-feira, 03 de abril, projetos de Lei e indicação que visam à regularização fundiária no município.
Entre os projetos está o de Nº 045/2011, aprovado em primeira discussão, que autoriza o Poder Executivo a permutar o imóvel urbano de propriedade do município, localizado nas Ruas Kinawás e Kanindé, do loteamento Parque dos Carajás com imóvel pertencentes à Paróquia São Sebastião.
 O imóvel dado em permuta ao município está avaliado em R$ 2.409.494,33 (dois milhões quatrocentos e nove mil, quatrocentos e noventa e quatro reais e trinta e três centavos). Já a área do município está avaliada em R$ 2.410,333,33 (dois milhões quatrocentos e dez mil e trezentos e trinta e três reais e trinta e três centavos). A área recebida pelo município será destinada a regularização fundiária.
O projeto se assemelha ao de Nº 060/2011, aprovado em segunda discussão, que autoriza o Poder Executivo a fazer a desafetação e a alienação de duas áreas para permutar com um imóvel que pertence a Associação Cultural e Beneficente de Parauapebas – ASCUBEP, administrada pela Igreja Assembléia de Deus. A área recebida pelo município também será destinada a regularização fundiária, pois no loteamento que pertence a Igreja já existem dezenas de famílias morando.
Já a indicação de autoria do vereador Raimundo Vasconcelos – PT, sugere que o poder executivo desaproprie a chácara nº 14 A, Quadra 172, localizada á Rua Marco Freire – no Bairro Primavera, de propriedade do Sr. Edvan Serra Cutrim.
Segundo o parlamentar a área foi ocupada há 10 anos por cerca de 40 famílias, que necessitam da regularização fundiária de seus terrenos. “Essa regularização irá permitir que o poder público atue levando urbanização ao local”. O vereador disse ainda que foi procurado pelo dono do terreno que pediu para que o governo resolvesse o problema.
Requerimentos pedem sinalização de trânsito e reconstrução de ponte no município
O vereador Wolner Wagner - PSDC, solicitou através do requerimento de Nº026/2012, a sinalização vertical e horizontal nos cruzamentos entre as Ruas 1 a 14 com as Ruas A a E do Bairro Cidade Nova. Segundo o parlamentar, aquela área necessita urgentemente da implantação de placas determinando as vias preferenciais, assim como necessita da revitalização das faixas de pedestres que se encontram totalmente apagadas.
O vereador lembrou que a sinalização adequada das ruas garante mais seguranças aos motoristas e pedestres que transitam pelas vias públicas.
Wolner solicitou ainda a através do requerimento de Nº 025/2012, a reconstrução da “ponte do Flávio” que leva ao aterro sanitário. Segundo o vereador é intenso o número de veículos que trafegam por aquela área, e a falta de manutenção gera perigo a todos os usuários da ponte. “Precisamos de mais segurança naquela área, pensando no bem de toda a população da cidade”.
A vereadora Percília Martins - PRTB, parabenizou o vereador pelo requerimento e lembrou que a estrada de acesso à ponte também precisa ser recuperada porque se encontra intrafegável.
A vereadora solicitou através do requerimento de Nº 027/2012, a instalação de dois redutores de velocidade na rodovia Faruk Salmen, próximo ao posto do Raimundo. Segundo Percília, o local é usado por motorista para manobras irregulares, o que prejudica o trânsito. “Esses redutores irão diminuir os riscos de acidente no local”.
Vereadores aprovam em segunda discussão a implantação de Banco de Alimentos de Parauapebas
O projeto N°05/2012 que cria o Banco de Alimentos, de autoria do Poder Executivo, foi aprovado por unanimidade em segunda discussão, e agora segue para a sanção do prefeito. O Banco de Alimentos será um programa da Secretaria Municipal de Assistência Social que vai funcionar a partir da doação de frutas, legumes, verduras e cereais inadequados para a comercialização, mas próprios para consumo. Os produtos recolhidos serão manipulados e tratados dentro dos padrões de segurança alimentar. Depois serão destinados a entidades sociais e famílias carentes. Não serão aceitas doações em dinheiro.

Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Parauapebas

Nenhum comentário:

Postar um comentário