POLÍTICA

Lula reúne jornalistas para balanço de oito anos de governo



Mais do que um bate-papo com os jornalistas que cobrem o Palácio do Planalto, foi a última entrevista coletiva do presidente.
Durante uma hora e meia, o presidente relembrou as mais importantes passagens dos oito anos de mandato. Lula disse que o pior momento não foi o da crise política provocada pelo escândalo do Mensalão. O mais difícil, segundo ele, foi o acidente da TAM, em julho de 2007, quando morreram 199 pessoas.

Lula se disse vítima de críticas injustas. “Nós fomos condenados à forca e à prisão perpétua em 24 horas, ou seja, jogaram nas costas do governo, com uma facilidade enorme, a culpa pelo acidente da TAM, e depois ninguém teve sequer a sensibilidade de pedir desculpas”, afirmou.

O presidente, que já admitiu a possibilidade de ser candidato à Presidência em 2014, defendeu o direito de Dilma Rousseff disputar a reeleição. “É justo e é legítimo que quem está no exercício do mandato está fazendo um bom governo continue governando. Então, a Dilma será minha candidata em 2014”, explicou.

Lula disse que não vai deixar para Dilma Rousseff decidir o futuro de Cesare Battisti, acusado pelo governo italiano de quatro assassinatos. O Supremo Tribunal Federal autorizou a extradição para a Itália, mas deu ao presidente a palavra final. “Eu estou dizendo que eu tenho que definir nesta semana. Esta semana termina no dia 31”, concluiu.

O presidente afirmou que o salário mínimo será de R$ 540. “Vai ser aprovado. Se tiver que haver alguma mudança, a presidenta Dilma fará depois de janeiro”.

Lula disse ainda que foi gostoso comandar o Brasil. E que não se arrepende de nada do que fez no governo. “Eu não tenho arrependimento. Pode ser que daqui a algum tempo. Como eu disse para vocês, até para a gente fazer uma avaliação do governo, a gente não pode sair querendo saber tudo no dia”, afirmou.
Fonte:
Júlio Mosquera

Brasília, DF 

Bel
Parece que melou a ida de Bel Mesquita para a Adepara.
Mas anotem aí; Bel Mesquita vai ser convocada para uma diretoria no Ministério do Turismo.

Mudanças
Secretaria de Obras e Paratur ainda indefinidos.
Só tem um detalhe, Jatene avisou aos mais próximos que fará mudanças na estrutura de algumas secretarias, e parece que esses dois órgãos vão passar por isso - principalmente a Paratur que viraria uma secretaria.
O trade torce para que Adanauer Góes retorne ao comando.

O que ele quer ?

O que quer Jatene ?
De preferência tranquilidade.
É isso o que gente próxima a ele garante.
Simão viu o que Ana fez e quer fazer o oposto, ou seja, nada de brigar e se desgastar com aliados e partidos por coisas menores apenas para mostrar quem manda. Jatene sabe que é ele que manda, mas em um governo esse mando pode ter fim se dinamitar o caminho nos 4 anos.

Então é melhor dividir o bolo, deixar os anéis e manter os dedos, ou melhor, o comando verdadeiro sem entrar em brigas e desgastes menores.

Essa está sendo a tática do homem, contemplar os parceiros para focar a atenção na governabilidade.

Agora, o movimento em direção a Ademir Andrade pode significar uma intenção velada em se fortalecer na Alepa para uma possível queda de braço.

No fundo a Seçretaria de Transportes indo para o PMDB pode significar a perda do aliado Tião Miranda, mas a aproximação com Ademir significa ganhar o aliado Cássio, que dizem, votará até aqui com Carmona.

Ocorre que Jatene não gostaria de ter alguém de outro partido na Alepa, e vai forçar o nome de Pioneiro até onde der.

O blog não vai se surpreender se PDT e PV forem chamados para um papo.

Desde que, claro, isso não signifique sentar na mesa de Giovanni Queiroz e Zé Carlos. Jatene pode estar tentando novos acordos direto na fonte, junto aos deputados estaduais.

E sabem como é, deputado estadual sem um carinho do governo sofre.

Ou seja, talvez Jatene esteja apenas prevendo o futuro, ou se preparando para o caso do PMDB não abrir mão de disputar o comando da Alepa.

Mas como assim, o PMDB não está fechado com ele com as secretarias já oferecidas ?
Está. Mas não se iludam, as secretarias são uma coisa, a Alepa é outro papo.
Em política é assim que a coisa funciona, cada dia com sua agonia.

E a Sedurb vai ser ocupada momentaneamente por um interino, peemedebista, até que Jatene indique o secretário, o que não ocorrerá antes de 3 meses.
Questões estratégicas, ora pois.

Um deputado
Se não for Chicão na Secretaria de Transportes será outro deputado peemedebista.
Para Osório Juvenil subir.
Ah, e Tourinho talvez fique onde está, na Jucepa.

Bel no Gonverno
Adepara

A deputada Bel Mesquita foi indicada para a Adepara.
Vai emprestar sua competência profissional ao órgão


Pesca
A Secretaria de Pesca pode ser reduto de Asdrúbal.
E Luiz Otávio deve subir para o Congresso.
Fonte: Bacana
Nota
O blog buscou confirmar estas informações com a assessoria da deputada mas não foram confirmadas.
Segundo informou a assessoria, a parlamentar deixou a cidade na última quinta-feira 22, mas não falou sobre nenhuma possível indicação ao gonverno do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário