quarta-feira, 11 de julho de 2007

PF prende pai de Deborah Secco durante operação contra fraudes na Petrobras

O pai da atriz Deborah Secco, Ricardo Secco, está entre os presos pela Operação Águas Profundas, da Polícia Federal, que desmontou uma quadrilha suspeita de fraudar licitações para manutenção de plataformas da Petrobras. Segundo a assessoria de Deborah, a atriz não vai se pronunciar sobre o assunto.

Ontem, a PF prendeu 13 pessoas durante a operação, entre elas três funcionários da estatal --Carlos Alberto Pereira Feitosa (coordenador da comissão de licitação), Carlos Heleno Netto Barbosa (gerente geral da unidade de serviços e sondagem semi-submersíveis) e Rômulo Miguel de Morais (gerente de plataforma).

A Polícia Federal ainda procura cinco suspeitos.

O advogado Ruy Castanheira atuava como operador contábil do esquema de fraudes da Petrobras e empregava o mesmo "modus operandi" em outro esquema, que realizava fraudes envolvendo ONGs e empresas-fantasmas. Esse mesmo esquema de ONGs inviabilizou a candidatura de Anthony Garotinho à Presidência em 2006.

O delegado citou algumas empresas fantasmas que faziam parte dos esquemas: Petruscar, Intecdat, RVM, Cesta Básica, Max Express e Cobrar Assessoria. As empresas e laranjas, como Hilário dos Santos Mattos, atuavam nos dois esquemas.

"As ONGs formalizaram contratos com empresas-fantasmas que justificariam as despesas dessas empresas. Por exemplo, ao se simular a necessidade de comprar material de informática, a ONG pagava uma certa quantia e a empresa-fantasma emitia a nota fiscal e recebia o dinheiro, só que aquela venda era fictícia."

Tanto Castanheira como Ricardo Secco não apareciam formalmente no comando das ONGs, mas tinham ingerência sobre elas, segundo o delegado. Secco seria o elo entre as ONGs e as empresas fantasmas --ele encomendaria as notas frias a Castanheira.

A PF apreendeu ainda durante a operação R$ 500 mil em espécie na casa de Felipe Pereira das Neves Castanheira, filho de Ruy Castanheira, além de uma grande quantidade de armas em outro endereço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário