Agência EFE) Seg, 08 Jan - 13h09
Las Vegas (EUA), 8 jan (EFE) - O presidente da Microsoft, Bill Gates, expressou hoje o desejo de que os reprodutores de música, o vídeo game, o computador e o celular integrem-se e, em discurso em Las Vegas, disse que sua companhia criará meios para a fusão destes aparelhos.Pela 10ª vez consecutiva, Gates abriu a Feira Internacional da Eletrônica (CES, em inglês) com um discurso que contou com vídeos dele, de sua visão do futuro e do Windows Vista, novo sistema operacional da Microsoft.
No hotel Venetian, sede da feira, milhares de entusiastas da tecnologia ouviam o discurso do presidente da Microsoft.Segundo Gates, os consumidores já têm vários produtos digitais, mas "a peça que falta são as conexões".
No seu conceito de casa do futuro, uma pessoa poderá ter acesso à música, assistir a vídeos ou verificar o horário das atividades extra-escolares dos filhos tanto em casa quanto no carro ou no trabalho.Neste caminho, Gates anunciou o novo produto da Microsoft, um servidor que conecta a informação armazenada nos computadores, nos consoles de Xbox e nos reprodutores de áudio Zune.
O aparelho, que consiste em uma torre de memória e foi projetado em colaboração com a Hewlett-Packard (HP), permite o acesso externo dos dados e custará entre US$ 400 e US$ 500.As outras novidades divulgadas por Gates foram um computador redondo e branco da Sony e outro com uma tela sensível ao toque da HP, e deu os dois produtos como exemplo de aparatos que poderão rodar o Vista.
Promover o novo sistema operacional da Microsoft, que começará a ser vendido em 30 de janeiro, é a prioridade de curto prazo da empresa.Gates destinou a maior parte de seu discurso para falar das virtudes do Vista, mas não mencionou os supostos problemas de segurança descobertos em dezembro por hackers.
A visão de Gates de aparelhos integrados é baseada na percepção de que o público está cansado de ter os bolsos e carros cheios de aparelhos como celular, reprodutor de música, máquina digital, localizador GPS e aparelho portátil para acesso à internet.
Assim, um dos aparelhos mais esperados pelos fãs é um "smart phone" da Apple, que foi batizado em chats de internet de iPhone e combinará o iPod com o acesso a internet do Blackberry, além de ter a tradicional capacidade dos celulares de fazer ligações.
O presidente-executivo da Apple, Steve Jobs, deverá lançar o aparelho na terça-feira na Conferência MacWorld em San Francisco.
Outra invenção da Apple é o iTV, aparelho que permite o envio de vídeos sem fio do computador até a televisão, e sobre o qual Jobs poderá também anunciar melhorias.
Enquanto a Apple faz sua própria feira em San Francisco, o resto da indústria eletrônica foi para Las Vegas conhecer as últimas inovações digitais.
Apesar da prioridade para divulgação do Vista, a Microsoft também anunciou hoje o sistema Sync, que permite o uso do telefone celular e de reprodutores de música a partir do console do carro.
O motorista também poderá ditar uma mensagem e enviá-la pela internet, graças a um programa de reconhecimento de voz.
A companhia desenvolveu esta tecnologia com a Ford. O presidente para o continente americano da montadora de automóveis, Mark Fields, anunciou o novo aparelho na feira.
O Sync é outro exemplo da "convergência" de aparelhos, assim como do desejo da indústria eletrônica de colocar o digital em qualquer espaço vago da vida dos consumidores. EFE cma db/an
Nenhum comentário:
Postar um comentário