quarta-feira, 16 de maio de 2012

Obras, trânsito e esporte foram objetos de requerimento na Câmara Municipal

Construção de reservatório de água, de pista de skate, recuperação de ruas e implantação de semáforos foram objetos de discussão na última sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas, realizada na última terça-feira, 15 de maio.


O reservatório de água, objeto de requerimento do vereador Raimundo Vasconcelos, PT, beneficiará o habitantes do Complexo Guanabara. Vasconcelos ressaltou que em visitas a comunidade, ouviu diversos pedidos solicitando água, “acreditamos que com certo planejamento dá para o governo resolver o problema”.


A vereadora Percília Martins, PRTB, informou que já existe uma verba de R$ 15 milhões do Plano de Aceleração de Crescimento- PAC, do Governo Federal, para fazer reservatórios de água nos novos bairros, “essa obra está sendo licitada e tenho certeza que irá atender vosso requerimento”.


“O problema da falta de água tem causado transtornos em todo o município e gerando insatisfação da população”, ressaltou Adelson Fernandes, PDT. O vereador disse ainda que o requerimento é de extrema importância. “Só lamentamos que o governo não tenha resolvido isso num tempo mais breve, problemas como este se espalham por todos os bairros da cidade, mas têm alguns pontos mais críticos”.


Faisal Salmen, PSDB, leu uma reivindicação dos moradores da Rua Matuzalém solicitando água, escola, asfalto e postinho. “Eles não têm infraestrutura alguma”. Faisal disse ainda que segundo o ex-vereador, Devanir Martins, o problema da falta de água deve resolver nos próximos meses pelo governo. “Se o governo não colocar água será o ponto fraco dele e o ponto forte para a oposição”.


Wolner Wagner, PSDC, disse que alguns carros pipas estão vendendo a água que o governo paga para ser distribuída gratuitamente “tem que existir uma fiscalização rígida”.


A vereadora Percília Martins, lembrou que todo carro pipa tem um número e a população deve anotar e denunciar os carros que estão lesando a população.


Implantação de semáforo


O requerimento de N°045/2012, de autoria do vereador Faisal Salmen, solicitou a implantação de semáforos, nos cruzamentos da Avenida Marcos Freire com a Rodovia Faruk Salmen e na PA 275 com a PA 270. “O trânsito do município está muito ruim, mas quando se trata desses referidos cruzamento está pior. É impossível atravessar esses cruzamentos, além de perigoso”.


Odilon Rocha, PMDB, ressaltou que realmente se faz necessário à instalação de semáforos nesses cruzamentos, “já teve muito acidente naquela área e requer atenção do governo e do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte – DMTT”.


O parlamentar, Israel Pereira, o Miquinhas, PT, apresentou requerimento solicitando ao Poder Executivo Municipal e a Vale informações sobre o início das obras de duplicação da Rodovia Faruk Salmen. “Não podemos mais esperar, queremos que a Vale e a Prefeitura Municipal nos deem informações concretas do início da obra”.


Recuperação de ruas


Recuperação das ruas do Bairro Panorama, nas proximidades da Estrada VS-10, foi objeto de requerimento do vereador Adelson Fernandes, o parlamentar lembrou que esse bairro fica a margem da VS-10. “É um bairro pequeno que está completamente abandonado pelo poder público, sem infraestrutura alguma, e o que mais preocupa os moradores é a situação das ruas que se encontram fechadas pelo mato. Por isso, pedem que o governo municipal faça uma recuperação urgente”.


O presidente da Câmara Zé Alves, PT, falou que espera que todas as ruas do bairro em questão sejam devidamente asfaltadas.


Indicação


A indicação 017/2012, do vereador Adelson Fernandes, sugeriu ao executivo a construção de uma Pista de Skate no município. “Até o momento Parauapebas não tem um espaço para a prática desse esporte. Hoje quem o pratica tem que improvisar, dividindo o espaço com os pedestres e veículos”, lembrou Adelson.


Euzébio Rodrigues, PT, enfatizou que a indicação tem 100% de seu apoio. “Votamos a criação da secretaria de esporte, mas ela não pode dá ênfase a uma única modalidade esportiva, e um local adequado para essa categoria é de suma importância”, o vereador disse ainda que no município deveria existir um local adequado também para ciclistas, skatistas e para quem gosta de patins. “Essa é uma promessa de governo e não podemos deixar de observar essa promessa feita e ainda não cumprida”, conclui.


Projetos de Lei

Foram aprovados ainda em primeira discussão os Projetos de Leis de autoria do executivo que dispõe sobre a denominação às unidades educacionais: “Escola Municipal de Ensino Fundamental Machado de Assis”, localizada na Rua Afonso Arinos, N°378, Bairro da Paz; “Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmã Laura” que fica na Rua Topázio, S/N, Bairro Guanabara e “Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Terezinha de Jesus” localizada na Avenida S, Qd. Especial, Bairro Cidade Jardim.

A Câmara aprovou ainda PL 015/2012, que autoriza o Poder Executivo a conceder títulos definitivos de terrenos urbanos localizado nos Bairros: Cidade Nova, Rio Verde, União, Primavera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário