quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Segurança e trafegabilidade temas de discussões da primeira Sessão Ordinário de 2012

A primeira Sessão Ordinária da quarta sessão Legislativa 2012 da Câmara Municipal de Parauapebas, realizada na última terça-feira, 28 de fevereiro, demonstrou a preocupação dos vereadores com a segurança e as condições de trafegabilidade no município. Tanto os requerimentos quanto as indicações propostas discorreram, em sua maioria, sobre esses temas.
 
Verds. Wolner (PSDC), vice presidente, José Alves (PT), presidente
e Odilon (PMDB), primeiro secretário
  A criação da Guarda Municipal e a construção de um presídio fizeram parte das discussões, que trataram ainda sobre iluminação pública; recuperação e saneamento de ruas; desapropriação de áreas para ampliação da malha viária e construção de uma cobertura no ponto de taxistas localizado nas proximidades do hospital municipal.



As indicações propostas pelos vereadores Raimundo Vasconcelos e Antônio Massud e os requerimentos propostos por Wolner Wagner, José Alves (Zé Alves) e Odilon Rocha fizeram parte do pequeno expediente.


 Indicações



O vereador Raimundo Vasconcelos sugeriu a desapropriação de uma faixa de dez metros de largura na margem direita da rodovia municipal Faruk Salmen, sentido complexo Altamira. Vasconcelos lembrou que a desapropriação irá permitir a duplicação da rodovia. “O projeto original diz que a duplicação se dará da delegacia até a Palmares Sul, porém esse pequeno trecho é palco de constantes engarrafamentos que tornam ainda mais caótico o trânsito de nosso município”.


O vereador Odilon Rocha lembrou que dez metros são insuficientes, porém Vasconcelos ressaltou que o espaço proposto é apenas uma base inicial, uma vez que se deve desapropriar a área necessária para a obra. Adelson Fernandes diz que não vê como o projeto será realizado, pois o governo atual termina em alguns meses. Vasconcelos lembrou que é preciso iniciar a discussão do projeto para que aconteça.


Vasconcelos solicitou ainda a parceria entre o governo do estado e o município para a construção de um presídio em Parauapebas. O parlamentar lembrou que a atual carceragem da cidade não atende ‘”nem de longe” a real necessidade da comunidade.


O vereador Antônio Massud solicitou ao poder executivo a criação da Guarda Municipal de Parauapebas (GMP). Massud lembrou que a criação da GMP já está prevista na Lei Orgânica e que o prazo para sua instalação venceu. “A Guarda Municipal não vai apenas coibir a violência, ela será ainda educativa e preventiva. Sabemos que o quartel da polícia militar e a polícia civil estão trabalhando no seu limite e a GPM irá propiciar mais segurança aos munícipes.


O vereador Wolner enfatizou que hoje a sociedade é refém dos bandidos. “Esperamos que a GMP se concretize”.


Adelson Fernandes lembrou que em 2005 o legislativo também solicitou a criação da GMP ao executivo, que alegou não ter dinheiro suficiente para a instalação. A Câmara então “abriu mãos” de aproximadamente R$ 1 milhão de reais de seu orçamento para a criação da guarda, e mesmo assim ela não foi criada.


Requerimentos



O vereador Wolner Wagner solicitou ao executivo a iluminação da área nas proximidades da galeria pluvial e Praça da Chácara do Sol, Wolner ressaltou que o local tem sido palco de constantes atos delituosos, uma vez que a falta de iluminação cria um ambiente propício a prática de crimes. “Ouvimos diversas reclamações da população que habita aquela área, por isso esperamos que a solicitação seja atendida”.


Wolner solicitou ainda terraplanagem e cascalhamento de quatro quilômetros na Estrada de acesso à Fazenda Juazeiro. Wolner ressaltou que a atual situação da estrada impede o deslocamento dos alunos daquela região, por isso a necessidade de sua reparação.


O presidente da Câmara, Zé Alves, solicitou ao poder executivo o saneamento básico das ruas dos bairros Liberdade I e II. Segundo o presidente as vias se encontram em estado precário, dificultando o tráfego de veículos e moradores. “Muitos trechos estão intrafegáveis, e é preciso uma ação urgente do governo”. O parlamentar enfatizou que existe dotação orçamentária para as obras que são de relevante importância social.


De acordo com Antônio Massud, essa obra é cobrada há sete anos pelo legislativo, sem resposta por parte do governo. Massud diz esperar que com a solicitação do presidente essa obra seja finalmente realizada.


O vereador Odilon Rocha solicitou o recapeamento da Rua Sete de Setembro, no bairro Rio Verde. De acordo com o vereador a área é de grande circulação de veículos e pedestres e encontra-se em péssimo estado de conservação. O vereador propôs ainda a cobertura do ponto de táxi localizado nas proximidades do hospital municipal. Em visita ao local ele constatou as péssimas condições do ponto. “Não existe suporte para o embarque e desembarque de passageiros, o local é coberto apenas por uma lona que não suporta as chuvas”.


Após o Pequeno expediente foi iniciado o Grande Expediente, no qual os vereadores fizeram uso da tribuna para tratar de assuntos de interesse público. Ao fim dos trabalhos o presidente da casa “Zé Alves” convocou os vereadores para participarem da sessão ordinária que será realizada no dia 06 de março às 16h.


Correspondente: Rosiere de Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário