Criaçãos de novos Estados no Brasil
Existem várias propostas de criaçãos de novos Estados no Brasil
Atualmente existem várias propostas de criação de novos Estados e Territórios Federais pelo Brasil a fora.
São várias regiões brasileiras querendo autonomia político-administrativa, mais independência, e que poderão, se emancipadas, contribuir para que o país possa ter um novo desenho, um novo contorno territorial.
Uma dessas regiões que buscam emancipação é vizinha do Gurguéia. Trata-se do Sul do Estado do Maranhão, onde existe o movimento pela criação do Estado do Maranhaão do Sul (que ficaria na região Norte do Brasil ao contrário do Maranhão, que é Nordeste).
A propósito, assim como no caso do Gurguéia (que seria Nordeste como o Piauí, o Estado-tronco), existe proposta de criação do Maranhão do Sul no Congresso Nacional.
Além disso, existem outras idéias de emancipação consubstanciadas em propostas de criação de novos Estados e Territórios Federais no Congresso.
Na região Norte do país, por exemplo, querem criar, além do Maranhão do Sul, o Estado do Tapajós (por divisão do Estado do Pará), o Estado do Ca rajás (também por desmembramento do Pará), o Estado do Solimões (por divisão do Amazonas), além do Território Federal do Oiapoque (a ser dividido do Amapá).
No Centro-Oeste do país querem criar os Estados do Araguaia (por divisão de Masto Grosso), do Planalto Central (por desmembramento de Minas Gerais e Goiás), e Mato Grosso do Norte (por emancipação de Mato Grosso). Na região Nordeste tem as propostas de criação do Estado do Gurguéia (a partir da divisão do Piauí), como já dito anteriormente, e do Rio São Francisco (com a divisão da Bahia).
Já na região Sudeste, existem os projetos de criação dos Estados do Triângulo (com divisão de Minas Gerais), São Paulo do Leste (com o desmbramento de Sã o Paulo), Minas do Norte (com a divisão de Minas Gerais), e existe, ainda, a proposta de recriação do antigo Estado da Guanabara (a partir da emancipação da cidade do Rio de Janeiro em relação ao restante do Estado do Rio).
Só a região Sul do país não tem até o momento propostas de criação de novos Estados e Territórios Federais. Daí se vê que a idéia de emancipação não é um caso isolado do Gurguéia, mas de várias regiões do Brasil, que almejam mais independência para poderem progredir muito mais e a contento, com mais facilidades e oportunidades mais iguias e mais justas para todos. Todos os projetos podem ser consultados nos sítios (sites) da Câmara do Deputados (www.camara.gov.br) e do Senado Federal (www.senado.gov.br) na internet.
Fonte: Blog da Gurgueia
Ei Ely, é importante frizar que lá no Sul ñ há movimento separatista na questão estadual, mas que há um movimento para a criação de um outro país.
ResponderExcluirSeja bem vindo à blogsfera novamente!!!