O Programa recebe incentivos da Fundação e está desde 2006, na Região Sudeste do Pará.
Um grupo de artesãos de Curionópolis e Serra Pelada, participantes do Programa Cultura em Rede, se reuniu no último final de semana em Curionópolis para apresentar os trabalhos de artesãos locais e de artistas de Serra Pelada na Mostra de Talentos do município. O evento que contou com a participação de 26 expositores, aconteceu no Teatro Municipal de Curionópolis. Além do artesanato, o público, de aproximadamente 300 pessoas, assistiu a apresentação do grupo para-folclórico de Parauapebas “Explosão Jovem”, dos cantores locais, Joelson e Jeová, Mirudax e do Grupo “Alterados do Forró”.
Criado pela Planeta Agência de Cultura, com incentivo da Fundação Vale, o Programa Cultura em Rede acontece no sudeste do Pará, com a participação de 414 artistas dos municípios de Marabá, Parauapebas, Canaã dos Carajás, Curionópolis, Serra Pelada e Paragominas. Seu objetivo principal é trabalhar em favor do desenvolvimento social e da geração de renda através da cultura. Dentre as ações do programa, estão as áreas do artesanato, artes cênicas, dança e música.
Segundo Luiza Caetano, coordenadora do Cultura em Rede, a Mostra foi uma forma de apresentar um pouco do Programa para o público dos dois municípios, já que em Curionópolis e Serra Pelada as ações do Programa tiveram início em setembro. “Essa é a primeira ação no município de Curionópilos com o segmento da música. Nosso primeiro passo, foi mobilizar os artistas locais, em seguida apresentamos a proposta do Rede. A intenção do Programa é incentivar a formação da identidade cultural dos municípios, promovendo oportunidades de negócio e geração de renda”, afirma Luiza.
Quem visitou a Mostra, além das apresentações musicais, pôde conferir os trabalhos dos artistas locais. Na produção haviam tapetes feitos com barbantes, lã e lycra, panos de prato pintados à mão, bijuterias, colchas de cama, bordados, bolsas, arranjos de mesa, bonecas de pano, bombons caseiros e ainda, produtos trazidos de Marabá e Paragominas - municípios onde o Programa já está sendo desenvolvido há alguns meses, todos preparados com matéria-prima da região, como madeira, sementes, palha e cascas de frutos da região.
De acordo com Antônio Raimundo da Silva, mobilizador do Cultura em Rede na região, 85% das pessoas que estão participando do Programa em Curionópolis e Serra Pelada, são mulheres que trabalham com material que temos com facilidade dentro da própria casa. “As oficinas que o Programa oferecerá além de profissionalizar para a fabricação de artesanato, vai ensinar aos artistas como se comportar de forma empreendedora, o que com certeza irá melhorar as vendas dos produtos da nossa região”, diz Antonio.
Para Rosilene Freitas, presidente da Associação de Mulheres Aliadas de Serra Pelada (AMASP), o Programa chegou no momento certo. “Estávamos paradas, pois fazíamos as peças e não tínhamos preparo para comercializar. O Cultura em Rede nos uniu e agora, nos dá a chance de melhorar a qualidade e vender nossos produtos”, comemora a artesã.
Nenhum comentário:
Postar um comentário