terça-feira, 27 de novembro de 2007

Programa Cidadania nos Trilhos realiza ação de conscientização

Companhia Vale do Rio Doce trabalha educação das comunidades nas áreas de próximas à ferrovia através do Dica que Vale.
Com o lema “Pare, Olhe, Escute”, o Programa Cidadania nos Trilhos, promovido pela Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), encerrou ontem (26) a ação “Dica que Vale” que aconteceu desde o último sábado, 24 e seguiu por várias comunidades como Vila Espírito Santo e Km 07, todas localizadas às proximidades da linha ferroviária por onde é transportado minério no trem de empresa.

Numa parceria entre uma rádio de Marabá, um grupo de dez monitores caminhou pelas áreas ouvindo dos moradores sua opinião a respeito da segurança das pessoas com relação a travessia necessária pela linha férrea. Uma forma da comunidade falar para ela mesma sobre uma realidade que faz parte do seu dia-a-dia.

Para os moradores da Vila Nossa Senhora Aparecida, primeira comunidade a ser visitada pela blitz do “Dica que Vale”, a iniciativa do programa foi interessante diante do risco que as pessoas correm todos os dias quando atravessam a linha da ferrovia sem tomar os cuidados devidos. “Para quem depende de passar todos os dias por cima dos trilhos, como eu que trabalho com o caminhão e para os meus filhos e os de vários moradores que precisam sair da comunidade para ir à escola, foi muito boa a vinda dos monitores para nos orientar. Foi interessante ouvir deles sobre como devemos proceder”, disse Manoel de Souza, morador da comunidade há dois anos.
Arnou Carvalho, mototaxista que leva e traz moradores da comunidade, também ressaltou a importância de se ter prudência ao passar pela linha do trem. “É preciso ter atenção para não causar ocorrências ruins, afinal o trem não é como um carro que pára bruscamente. Quando chego perto da travessia sempre olho com cuidado”, disse.
Segundo Ricardo Torres, gerente de Segurança Ferrovia, a ação é composta por três momentos. No primeiro foram veiculadas inserções de spots nas rádios com o jingle do Dica que Vale, a blitz foi o segundo. O terceiro, marcado para acontecer durante todo o mês de dezembro, será a inserção nas rádios das sonoras dos moradores das comunidades visitadas durante a ação móvel do Dica que Vale dando as dicas de segurança.
“O objetivo do evento é fazer com quem haja um envolvimento da comunidade para que ela seja parceira da Vale e se envolva nos sentido de minimizar as ocorrências de acidentes na ferrovia, basta ter atenção, parar, olhar e escutar todas as vezes que se aproximar do trilho do trem. A questão é que quem mora perto da ferrovia naturaliza e acaba não percebendo risco”, explica Ricardo Torres.
Dicas como não andar e nem brincar sobre os trilhos, estar atento ao ouvir a buzina, pois é sinal de que o trem vem vindo e nunca parar ou atravessar com o veículo na linha ferroviária, foram algumas dicas que fizeram parte de uma relação editada no panfleto distribuído durante a ação.

Camisas também foram oferecidas para quem deu sua dica de segurança para o locutor que fez diversas entradas ao vivo na programação da rádio. No encerramento, as crianças da escola municipal Inácio Souza Moita, do KM 07, fizeram a animação pela manhã e deram uma lição de como não andar na linha do trem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário