sábado, 17 de novembro de 2007

Políticos do Pará vão a Brasília pedir plebiscito

Deputados e prefeitos da região sul do Estado recebem apoio no Senado

Fonte: O Liberal
Num dia agitado no Congresso Nacional por ocasião da votação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) no Senado, o presidente da Casa, senador Tião Viana (PT-AC), recebeu parlamentares e prefeitos paraenses para tratar do Projeto de Decreto Legislativo – PDL 52/2007 - que sugere a realização de plebiscito para a criação do Estado de Carajás.

Estiveram presentes à audiência o senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO), relator do projeto no Senado, aprovado em julho por unanimidade na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), e os deputados federais Zequinha Marinho (PMDB-PA), Asdrubal Bentes (PMDB-PA) e Giovanni Queiroz (PDT-PA).
O objetivo da reunião foi pedir que o projeto seja incluído na ordem do dia do plenário do Senado.

Na ocasião, o senador Tiao Viana abriu a reunião dizendo que entendia as razões para o desmembramento. 'Quem conhece a região amazônica sabe das grandes distâncias e que fica difícil gerir municípios quando estes estão distantes do centro administrativo. Meu compromisso com os parlamentares e com os prefeitos é de levar a solicitação para a reunião de líderes dos partidos aqui no Senado. Não havendo resistência, da minha parte haverá pleno acolhimento para que o PDL seja incluído na ordem do dia', disse.

O relator do projeto na CCJ, senador Leomar Quintanilha, também se posicionou sobre o assunto e citou o seu estado, o Tocantins, como um bom exemplo de desmembramento que promoveu desenvolvimento e resultados positivos para a população. 'Esta é uma causa bonita e justa e merece o apoio de todos nós aqui na Casa', salientou.

O deputado federal Zequinha Marinho, um dos principais articuladores para que o plebiscito seja realizado, havia feito um corpo-a-corpo junto aos senadores e ficou bastante satisfeito com a audiência. 'A realização do plebiscito é de suma importância para garantir o processo democrático. Ninguém melhor do que a população desta região para dizer, através de plebiscito, se é necessário criar o Estado do Carajás. Esta região é formada por municípios que estão crescendo e têm um alto potencial de desenvolvimento. Não podemos fechar os olhos para isto. O sul do Pará está esquecido e precisa de um Estado presente e forte'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário