A Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL realizou em Belém, no último dia 19, uma audiência pública que discutiu a revisão da tarifa de energia cobrada no Estado. O evento reuniu representantes da agência reguladora do setor elétrico nacional e estadual, Celpa e sociedade civil organizada. A ANEEL apresentou proposta de redução da tarifa de 9,72%, índice baseado em uma avaliação de custos, estrutura e operacionalização de uma empresa virtual idealizada para o atendimento do Pará. A próxima etapa do processo é a análise por parte da Agência das contribuições enviadas por escrito e colhidas durante a audiência para definição do índice final que reajustará as tarifas a partir do próximo dia 07.
Durante a audiência pública, o diretor administrativo financeiro da Celpa, Mauro Chaves, apresentou os argumentos da empresa sobre o índice preliminar proposto pela ANEEL. Apesar de não apresentar uma proposta de revisão tarifária, Mauro explicou aos participantes que a empresa usada como referência pela ANEEL não condiz com a realidade e especificidades encontradas num estado como o Pará. Questões como a malha viária precária, falta de comunicação em diversas localidades, dispersão dos consumidores em áreas de difícil acesso e peculiaridades ambientais não foram considerados.
Em 9 anos (desde a privatização) a Celpa ampliou a extensão da rede elétrica no Pará, que passou de 22.617 km para 49.360 km. O número de postes de 353.513 para 605.526. A quantidade de consumidores atendidos pulou de 815.615 para 1.429.784. Os clientes de baixa renda quase triplicaram, chegando hoje a mais de 600 mil cadastros ativos.
Fonte: Rede Celpa
Nenhum comentário:
Postar um comentário