segunda-feira, 9 de julho de 2007

Amazônia Jazz Band: boa música na praça do Cidadão

Jazz, um ritmo marcado pela expressão pessoal, espontaneidade e improviso na criação. Foi com este som que Amazônia Jazz Band conquistou admiradores da música pelo sudeste do Pará, numa turnê realizada dentro do projeto Música Para Todos, do Cultura Pará 2007. Mas nem só de jazz vive a Amazônia Jazz Band! A orquestra arrancou aplausos nas apresentações em Parauapebas (04/07), Canaã dos Carajás (05/07), Curionópolis (06/07) e Marabá (07/07).

Regidos pelo maestro Ricardo Aquino, os 25 músicos apresentaram um repertório que contemplou diversas vertentes musicais; além do jazz, conduziram a platéia a um passeio pelo chorinho, samba, salsa e até calypso, ritmo da cultura paraense. Em Parauapebas, a Praça da Cidadania ficou pequena para o público que prestigiou em peso a Jazz Band.

Quem sabia do show compareceu. Até quem não sabia foi contagiado pelo som e resolveu ficar. Foi o caso do Charles Ramos, mantenedor mecânico. “Apesar de não estar habituado ao ritmo, foi impossível passar pela Praça, ouvir e não ficar. Eles fizeram um espetáculo maravilhoso, carregado de emoção”, disse o jovem.

Para Ricardo Aquino, há 18 anos regente da orquestra, a receptividade do público foi surpreendente. “As pessoas se encantaram com o repertório. A cada dia nos sentimos mais maduros e fortalecidos musicalmente para levar o jazz pelo Pará”, afirmou o maestro da Amazônia Jazz Band que em 1995, sob a direção de Andi Pereira, deu início a um expressivo trabalho de pesquisa, coleta e execução de obras escritas pelos grandes compositores do século XX para banda de jazz, culminando com a execução de obras de extrema relevância na música mundial como Suíte para Orquestra de Jazz, de Dimitri Shostakovich; Prelude Fugue and Riffs, de Leonard Bernstein e Ebony Concerto, de Igor Stravinsky.

A Amazônia Jazz Band é uma das atrações do Cultura Pará 2007, um programa da Fundação Vale do Rio Doce (FVRD), que leva à população espetáculos gratuitos de grupos musicais com o objetivo de aproximar o público das manifestações culturais. Neste projeto, a CVRD é parceira da Musikart Produções, coordenado pela musicista Glória Caputo.

Ritmo do improviso


O jazz surgiu no período entre 1890 e 1910 em Nova Orleans. As raízes remontam à música dos negros dos Estados Unidos desde as épocas de escravatura, pouco antes de 1850. As maiores influências do jazz são o blues, derivados das "canções de trabalho" dos negros (dos quais o jazz herdou principalmente o caráter espontâneo e de improviso) e o ragtime, música escrita, harmonicamente mais elaborada, uma "música clássica popular".

Nenhum comentário:

Postar um comentário