Agência Pará

Mais de 2 mil pessoas participaram da penúltima plenária do PTP, realizada em Marabá neste sábado (12)
A governadora Ana Júlia Carepa vai a Brasília na próxima quarta-feira (16) para discutir com o Governo Federal a inclusão de obras de saneamento, habitação e abastecimento de água, no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). O anúncio aconteceu durante a décima primeira plenária do Planejamento Territorial Participativo (PTP), realizado neste sábado (12) em Marabá.
Ela vai acompanhada de sete prefeitos, porque são obras que devem beneficiar municípios paraenses como Marabá, Bom Jesus do Tocantins, Brejo Grande do Araguaia, Canaã dos Carajás, Curionópolis, Eldorado do Carajás, Palestina do Pará, Parauapebas, Piçarra, São Domingos do Araguaia, São Geraldo do Araguaia e São João do Araguaia, que formam a Região de Integração de Carajás.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a região tem 481.283 habitantes. A falta de segurança é um dos maiores problemas enfrentados pela população, resultado de 12 anos de abandono, segundo declarações de deputados federais e estaduais que participaram do evento.
“Em apenas quatro meses de governo, já podemos dizer que nossas ações surtem efeito. A imprensa tem noticiados prisões de quadrilhas e apreensões de armamento pesado. Este é um trabalho integrado entre as polícias civil, militar e federal”, disse a governadora Ana Júlia Carepa para uma platéia estimada em 2 mil pessoas.
A governadora Ana Júlia Carepa vai a Brasília em busca de mais obras do Plano de Aceleração do Crescimento no Pará“Em Marabá, nós instalamos o Grupamento Aéreo, com dois helicópteros e um avião planador; o Comando de Missões Especiais, aumentamos o efetivo de policiais militares; formamos a Corregedoria Integrada entre as polícias civil e militar, com ênfase para os núcleos de inteligência policial e estamos promovendo a capacitação de policiais para combate ao crime organizado. Vamos realizar concurso público para 1.500 novos PMs, já efetivamos mais de 110 novos delegados e vamos também trazer para a região mais carros e motocicletas”, informou Ana Júlia Carepa. Ações que vão melhorar a qualidade da segurança pública no Estado.
Através de convênio, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente está utilizando equipamentos do sistema de segurança para o combate aos crimes ambientais na região.
Ao ressaltar a presença das delegações municipais, a governadora disse que o PTP é uma forma democrática do povo decidir as obras que deseja, lembrando que todas as propostas serão sistematizadas e farão parte do Plano Plurianual, que será submetido à Assembléia Legislativa.
Secretários de Estado, dirigentes de órgãos públicos da administração direta e indireta, comandantes militares, prefeitos e vereadores, representantes de ONGs e de movimentos sociais participaram da plenária.
Sobre a Companhia Vale do Rio Doce, que mantém projeto de extração de ferro e ouro na região, a governadora disse que, em janeiro, se recusou a receber o presidente da companhia (Roger Agnelli) porque o Estado não tinha um projeto para apresentar à Vale, que inclua ampliação de ações sociais e infraestrutura na região. “Queremos a Vale do Rio Doce como parceira, numa relação de respeito”, disse.
Crescimento - Ana Júlia Carepa lembrou que a região será beneficiada com as obras do PAC. E informou que nestes quatro meses de governo já lançou o programa Bolsa Trabalho, reduziu o ICMS da conta de energia elétrica e do boi em pé, liberou o licenciamento ambiental em áreas de assentamento e incentiva a criação do Distrito Florestal Sustentável de Carajás, além de outras ações governamentais que beneficiam as camadas mais carentes da população.
A governadora também mandou um recado para o setor industrial que trabalha com ferro gusa, em Marabá. ”Quem não trabalhar na legalidade vai ter que mudar de ramo. Nosso governo não vai permitir trabalho escravo e trabalho infantil para garantir a produção de gusa”, enfatizou Ana Júlia Carepa.
Esta foi a penúltima plenária do Planejamento Territorial Participativo. No próxoimo sábado (19), será a vez de Belém receber a plenária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário