terça-feira, 15 de maio de 2007

Comunicação teria falhado em avião do Papa

Deputado Efraim Filho (DEM-PB) apresentou gravação na CPI do Apagão Aéreo.
Segundo gravação, avião do Papa teve dificuldade para falar com o controle em Recife.


O deputado Efraim Filho (DEM-PB) apresentou, durante sessão da CPI do Apagão Aéreo da Câmara nesta terça-feira (15), um CD que, segundo ele, contém uma falha de comunicação do avião do Papa Bento XVI com o controle aéreo brasileiro.

Segundo o deputado, um áudio captado por um rádio amador da Paraíba mostra a dificuldade do avião que levou o Papa para a Itália no último domingo (13) em se comunicar com o centro de controle aéreo de Recife. Efraim diz que o Papa queria mandar uma mensagem de agradecimento ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

De acordo com o deputado, o boeing 777 da Alitália que levava o papa no vôo 4001 tentou, em inglês, contato com a torre do Recife por volta de 23h37 de domingo a 350 quilômetros da costa brasileira e ficou por 23 minutos sem resposta. Ainda segundo o deputado, um piloto de um vôo da Tam intercedeu e avisou a torre que o avião do Papa buscava um contato.

Somente depois disso, disse o deputado, o Papa conseguiu passar a mensagem que, afirmou Efraim Filho, durou de dois a três minutos. "São informações extra-oficiais", disse o deputado, que apresentou um requerimento para que a TAM, a Alitália e a Aeronáutica entreguem o conteúdo das caixas-pretas dos aviões para confirmar o teor dos diálogos.

Segundo o parlamentar, o Papa enviou a seguinte mensagem: "No momento em que sobrevôo as terras brasileiras para regressar a roma, desejo externar meus sinceros agradecimentos pela dedicada atenção que me foi dispensada, por vossa excelência e demais membros de seu governo. (...) Desejando um futuro próspero para sua nação (...) E as benção de Deus a todo povo brasileiro".

Efraim apresentou o CD durante o depoimento do delegado Renato Sayão, da Polícia Federal, à CPI. Sayão é o responsável pelo inquérito do acidente com o avião da Gol que caiu no ano passado causando a morte das 154 pessoas que estavam a bordo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário