terça-feira, 3 de abril de 2007

Parauapebas ganha Farmácia Popular do Brasil Fachada da Farmácia Popular do Brasil


Vice-prefeito Moisés Gomes e o prefeito Darci Lermen

olhando o catálogo do medicamentos


Deslace da fita de inauguração

Descerramento da placa de inauguração


Equipe de trabalho que vai atuar na FPB

O Governo Federal através do Ministério da Saúde, em parceria com a Prefeitura de Parauapebas, no Pará, inaugurou no último sábado (31/03), a primeira unidade do Programa Farmácia Popular do Brasil no município. Com a inauguração da nova sede, o programa contabiliza 286 unidades em 230 municípios de 25 estados e do Distrito Federal.

Meta

Para o exercício de 2006, a meta foi de 500 unidades a nível nacional, agora, o Programa está com 286 já inauguradas e 215 em processo de implantação.

De acordo com o prefeito de Parauapebas, Darci José Lermen, a Farmácia Popular é mais um serviço disponível para população. “Demorou em ser inaugurada, mas está bem feita, moderna, com equipe bem treinada, como manda a legislação. Além do mais, é um serviço social de grande alcance para a população, porque vai disponibilizar remédio mais barato para as famílias mais carentes”.

Para o vice-prefeito, pr. Moisés Gomes, a Farmácia Popular veio em um momento especial para a população. “A FPB, podemos assim chamar, veio em instante propício, pois a população está realmente precisando de preços mais acessíveis para comprar os medicamentos receitados pelos profissionais da saúde. Acima de tudo, o que importa é que o Governo Cidadão está proporcionando melhorias no custo de vida do cidadão parauapebense”.

A mais nova Farmácia Popular do Brasil está localizada na rua Rio de Janeiro, bairro Rio Verde. Terá à disposição dos usuários medicamentos a preço de custo, adquiridos pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), exclusivamente para o programa. Além de Parauapebas, a nova unidade está preparada para atender, também, os municípios de Curionópolis, Canaã dos Carajás e Eldorado do Carajás. Serão beneficiados aproximadamente 200 mil habitantes da região.

Com a inauguração, o estado do Pará passará a contabilizar 17 municípios com 18 unidades em funcionamento nos seguintes municípios: Abaetetuba, Altamira, Ananindeua (3 unidades), Barcarena, Belém, Bragança, Breves, Castanhal, Curuçá, Marituba, Paragominas, Parauapebas, Santarém, Tomé Açú, Tucuruí e Xinguara.

No Brasil, as 286 farmácias populares funcionam das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 12h, aos sábados. Seguindo o padrão do programa, esses estabelecimentos são equipados com aparelho de televisão e vídeo/DVD para a exibição de campanhas do Ministério da Saúde.

Todas as unidades têm estrutura adaptada à realidade regional, além de farmacêuticos e funcionários qualificados para orientar o usuário sobre os cuidados com a saúde e o uso correto dos medicamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário