Confronto em Canaã
No início da manhã desta quinta-feira, houve uma tentativa de invasão em uma fazenda na estrada que liga Canaã à Parauapebas, porém, foi rechaçada a bala por seguranças particulares. O confronto ocorreu em uma fazenda, que fica a 10 km da divisa entre os dois munícípios.
As informações ainda são desencontradas. Em Marabá, ao final da manhã, falava-se em 4 mortos e alguns feridos, mas, não houve mortos. Fonte do governo do estado contatada agora há pouco pelo blog só confirma os feridos. O clima é tenso no local, onde os sem terra teriam fechado a rodovia, mas, a desocuparam por volta de 11:h, com a presença da Polícia Militar.
Essa é a segunda tentativa de invasão só neste mês, sendo que aprimeira, os invasores ainda permanecem na área.
Essas invasões, possivelmente foram influenciadas com as declações do representante nacional do Incra, que "confidenciou" ao público, em Eldorado do Carajás, por ocasião do Manifesto Popular, que diversas fazenda nessa região estavam em processo de desapropriação. E logo em seguida, Eurival Martins Carvalho, o popular “Totô”, e líder do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST), avisou que dentro de poucos dias algumas propriedades seriam ocupadas pelos trabalhadores sem-terra na região. Promessa cumprida, várias famílias de trabalhadores rurais ocuparam no dia (18), em uma quarta-feira bem insolarada, a fazenda São Marcos às margens da PA-275, entre os municípios de Parauapebas e Curionópolis, que seria de propriedade do pecuarista de prenome Donizete.
Nenhum comentário:
Postar um comentário