sexta-feira, 20 de abril de 2007

Cacá Carvalho em Parauapebas

Após longas e produtivas conversas com o público de Belém, Paragominas e, o ator paraense Carlos Augusto Carvalho Pereira, o Cacá Carvalho, chegou a Parauapebas na última quarta-feira, 19, com o projeto “Sempre um Papo”, uma programação do Cultura Pará 2007, da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD). Na sexta-feira, 20, Cacá encerra o circuito de bate-papo no estado, no Cine Marrocos, em Marabá, 19h.

Em Parauapebas, atores, escritores, estudantes, professores e ativistas culturais compareceram à programação do “Sempre um Papo”, realizada na quarta-feira, 18, no Centro Universitário de Parauapebas (Ceup). O público entusiasmado com a experiência de Cacá fez perguntas sobre sua carreira marcada por grandes atuações no teatro e TV. Para a professora Iza Melo da Silva, o bate-papo com Cacá lhe proporcionou mais riqueza de conhecimento e lhe trouxe bagagem tanto para o trabalho quanto para sua vida pessoal. “É um privilégio, um presente, receber alguém com tanto a nos ensinar”, comentou a professora.

O “Sempre Um Papo” foi criado pelo jornalista mineiro Afonso Borges, e adaptado ao Pará pelo projeto da CVRD. Consiste em um bate-papo descontraído do público com grandes escritores e artistas que, em sua maioria, lançam livros e outros produtos de natureza cultural. Em Minas Gerais, em 21 anos de trabalho, o projeto já realizou mais de 2,5 mil eventos, reunindo um público estimado em 900 mil pessoas.


Aqui no Pará, Cacá Carvalho é o terceiro autor a participar do “Sempre um Papo”. Na capital, Belém, nos dias 28 e 30 de março, respectivamente, o jornalista Maurício Kubrusly, e o poeta residente João de Jesus Paes Loureiro, reuniram centenas de pessoas para conversar sobre seus trabalhos, na Igreja de Santo Alexandre, na programação de lançamento do Cultura Pará. Mais de mil pessoas estiveram presentes nos três dias de programação.

Projeto
Em seu terceiro ano, o Cultura Pará já reuniu mais de 60 mil pessoas, trazendo sempre três grandes projetos. Neste ano, além do “Sempre um Papo”, o projeto vai realizar o “Música para Todos”, iniciativa de valorização da produção musical no Estado, com apresentações na Praça da República, em Belém, e a exposição da obra do designer paraense Carlos Alcantarino, que terá duração de um mês, entre 29 de maio e 24 de junho.

O Artista
Carlos Augusto Carvalho Pereira, Cacá Carvalho, é um ator e diretor que apresenta um estilo bastante próprio de trabalho, alternando-se entre o teatro experimental e o tradicional. Nascido em Belém, em 1953, se criou no teatro, iniciando sua carreira aos 15 anos, nos grupos Teatro Experiência e Barca da Cultura da Amazônia, ambos da Universidade Federal do Pará. Já trabalhou com grandes nomes da dramaturgia nacional e internacional, traçando parcerias reconhecidas com Aderbal Freire Filho, Antunes Filho, com quem protagonizou “Macunaíma”, Grupo Galpão, dirigindo um espetáculo e atuando em outro, e Roberto Bacci. Na TV, protagonizou o personagem “Jamanta”, presente em duas novelas, “Torre de Babel” e “Belíssima”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário