terça-feira, 16 de janeiro de 2007

Voluntários apostam na inclusão digital em comunidades de baixa renda

Dedicar parte do tempo para contribuir com a inclusão digital. Esse é o objetivo de pessoas de diferentes municípios paraenses que buscam capacitação para atuar no Programa Vale Informática, em um curso que ocorrerá entre os dias 16 e 19 deste mês, na Escola de Informática e Cidadania (EIC) Rita Novaes, localizada na igreja Rainha da Paz, no bairro do Bengüi. O Vale Informática é um programa da Fundação Vale do Rio Doce (FVRD) e Comitê para Democratização da Informática (CDI), cujo objetivo é fortalecer o conhecimento e o exercício da cidadania por meio da inclusão digital de adolescentes, jovens e adultos das comunidades de baixa renda. No Pará, anualmente, cerca de 1.500 pessoas são formadas pelo Vale Informática.

No curso estarão presentes futuros educadores de Belém e Parauapebas, nos quais o programa está presente, assim como nos municípios de Ipixuna do Pará, Marabá, Canaã dos Carajás, Barcarena e Moju, que receberão o curso de capacitação até o final deste mês. O encontro será destinado também a educadores que já trabalham no projeto, que participarão de uma educação continuada para atuar em suas funções. O primeiro município a receber a capacitação foi Paragominas, no nordeste do Estado, na semana passada.

O Vale Informática é desenvolvido em municípios de atuação da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), nos quais são implantadas Escolas de Informática e Cidadania (EICs-Vale), em parceria com organizações locais da sociedade civil. O trabalho é desenvolvido por educadores, membros das próprias comunidades, que são capacitados para agir como agentes multiplicadores. A iniciativa foi precursora na causa em muitos dos municípios onde atua, como em Moju, onde a população não possuía qualquer opção de qualificação em informática, o que não é um problema localizado. Segundo dados do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), apenas 12% dos brasileiros possuem computador em casa.

Capacitação de educadores para o Programa Vale Informática:
Data: de 16 a 19 de janeiro
Horário: das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas.
Local: Escola de Informática e Cidadania (EIC) Rita Novaes, localizada na igreja Rainha da Paz, localizada na rua Ajax de Oliveira, no bairro do Bengüi. (A referência é a loja Manolito, que fica próxima à igreja)

Nenhum comentário:

Postar um comentário