segunda-feira, 18 de dezembro de 2006

“Retrato de Antônio Lemos” ganha exposição no Museu da UFPA após restauro

Nesta terça-feira (19), às 17h, a Secretaria Executiva de Cultura (Secult), em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), abre a exposição “Retrato de Antônio Lemos - Trajetória de um restauro”. Através de painéis educativos, a mostra apresenta as etapas do processo de restauração da tela “Retrato de Antônio Lemos”, pintada por Teodoro Braga em 1910 e que foi restaurada no Laboratório de Telas do Sistema Integrado de Museus (SIM).


A solenidade de entrega e abertura da exposição será marcada por uma palestra, às 18h, com a professora e diretora do Museu da UFPA, Jussara Derenji. Nela, o público poderá conhecer mais sobre a tela, Antônio Lemos e sobre Teodoro Braga, além do contexto histórico vivido pelo país na época. A mostra trará, também, dois painéis educativos com fotografias das etapas do processo de restauração.


A obra, que teve o restauro patrocinado pela Estacon Engenharia S.A., chegou ao laboratório com grandes danos provocados pelo excesso de umidade, ataques de agentes biológicos e alterações químicas em seu suporte. Além de apresentar alterações na unidade visual, devido ao grande acúmulo de sujeira e a oxidação do verniz, o que afetou as cores da tela, a obra apresentava grandes áreas de perda e muitos rasgos.


O retrato do Intendente ficará exposto e sob a guarda do Museu da Universidade Federal do Pará (UFPA) até 19 de janeiro, enquanto a sede do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, atual proprietário, passa por reformas. A exposição poderá ser visitada de 9 às 17h, de terça a sábado.


Ascom/Secult

Nenhum comentário:

Postar um comentário